Foto: Edilson T. Giordano

1ª Oficina de Engajamento do Plano para o Desenvolvimento Sustentável

19/04/2018 10:17:22 - Teve início a 1ª Oficina de Engajamento do Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (PDS_Litoral) de Matinhos.

A pauta da Oficina consiste na apresentação e discussão do Plano de Trabalho e formação da Equipe de Acompanhamento do Plano, a ser composta por servidores municipais e representantes da sociedade civil.

O Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral (PDS Litoral) terá, nesta semana, oficinas de engajamento em Guaratuba, Morretes, Matinhos e Pontal do Paraná.

As reuniões do PDS Litoral são abertas ao público e visam traçar as diretrizes para as ações que serão realizadas na elaboração do PDS Litoral. A pauta das oficinas consiste na apresentação e discussão do Plano de Trabalho e formação da Equipe de Acompanhamento do Plano, a ser composto por servidores municipais e representantes da sociedade civil.

O objetivo do projeto é traçar diretrizes e ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná, "respeitando as peculiaridades de cada município e a fragilidade ambiental da região, protegendo o patrimônio natural, histórico e cultural, e garantindo o protagonismo dos atores locais no processo de elaboração e na sua implementação", conforme explicam os organizadores. O Plano deverá ficar pronto em 2019.

O PDS Litoral tem recursos do Banco Mundial (Bird), e é organizado pelo Consórcio Litoral Sustentável que reúne empresas internacionais e nacionais para realizar todo o Plano. São elas: Barcelona Brasil Group, Mcrit, Hidria Ciência Ambiente y Dessarrollo S.L e Quanta Consultoria Ltda. Também participam as prefeituras e a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

Oficinas de Engajamento

Paranaguá