Foto: AEN-Pr

Prefeito Ruy Hauer Reichert participa da posse de Paulo Cesar Rossi na Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade


24/05/2018 14:34:13 - A governadora Cida Borghetti afirmou nesta quarta-feira (23), ao formalizar a posse de Paulo Cesar Rossi na Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, que a nova pasta vai ampliar o diálogo e abrir portas para o trabalhador participar de politicas públicas da área. "Esta é a primeira vez que um sindicalista assume o comando da Secretaria do Trabalho e é preciso destacar a importância deste espaço", afirmou a governadora.

Ela lembrou que a Secretaria atuará, também, para ampliar as iniciativas de capacitação dos trabalhadores e outras ações que garantam mais acesso ao mercado de trabalho. "Isso proporciona melhoria de vida das pessoas, com emprego e renda. Não tenho dúvida de que, com a capacidade e formação do novo secretário, será possível avançar muito", afirmou Cida.

Paulo Rossi disse que a determinação é fazer a interlocução entre os movimentos sociais, governo e entidades patronais, criando um pacto social. "Precisamos de muito diálogo, porque é com diálogo que se resolvem as coisas", afirmou ele. O novo secretário assumiu a pasta no dia 1º de Maio e já vem atuando desde então. "Já estamos trabalhando em projetos de capacitação dos trabalhadores de baixa renda, conversando com empresários paranaenses e com os que pretendem investir no Estado. Além disso, em parceria com a Fomento Paraná, queremos ampliar o acesso ao microcrédito e retomar as iniciativas de economia solidária e artesanato", explicou. Outra iniciativa, segundo ele, será retomar os projetos de economia solidária e de artesanato para ampliar as oportunidades aos que querem ser microempreendedores.

A criação de uma pasta para esta área era uma antiga reivindicação do Conselho Estadual do Trabalho, segundo seu Paulo Sérgio dos Santos. "Trata-se de uma solicitação muito antiga, que agora é atendida graças ao fato de termos uma mulher no governo, com sensibilidade para fazer a diferença", disse ele.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque, lembrou que é a primeira vez, em 60 anos, que o município tem um representante no Governo do Estado. "O novo secretário do Trabalho é parnanguara e assume uma pasta de forte abrangência social", disse ele.

MATINHOS - No encontro, a governadora Cida Borghetti também firmou convênio para repasse de recursos à prefeitura de Matinhos. Serão repassados, via Secretaria do Desenvolvimento Urbano, R$ 1,2 milhão para o município. Segundo o prefeito Ruy Hauer, o dinheiro será empregado em obras de revitalização do Pico de Matinhos, na Praia Central. "A estrutura será reconstruída para garantir mais conforto e segurança às pessoas, inclusive incorporando a acessibilidade, que não tinha", explicou o prefeito. "É uma obra importante para os moradores de Matinhos e para os turistas, já que este local é o segundo ponto mais visitado do Litoral", disse Hauer.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade de posse os deputados estaduais Alexandre Curi; Bernardo Carli e Cláudio Palozi; deputado federal Alex Canziani; o vice-prefeito de Paranaguá, Arnaldo Maranhão; presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque; diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese; prefeitos de Litoral; vereadores; lideranças sindicais e políticas.

AEN-PR
Prefeitura de Matinhos
Comunicação



Highslide JS Highslide JS Highslide JS Highslide JS Highslide JS