Matinhos receberá pela primeira vez atividades do Festival de Inverno da UFPR.

12/07/2017 11:13:58 - Matinhos receberá pela primeira vez atividades do Festival de Inverno da UFPR.
Festival de Inverno da UFPR chega à 27ª edição com uma novidade: pela primeira vez, vai transpor os limites de Antonina e levar atividades culturais para as cidades de Paranaguá e Matinhos, onde a universidade mantém unidades. A medida atende a uma antiga demanda da comunidade acadêmica. O festival começa na próxima sexta-feira, dia 14. Em Antonina, o evento vai até o dia 19. Em Matinhos e Paranaguá, as atividades acontecerão no sábado e no domingo (dias 15 e 16).
A expansão significa uma ampliação do compromisso da UFPR com o fortalecimento da diversidade cultural, em especial na região do litoral do Paraná e, ao mesmo tempo, cumpre o papel de promover a democratização do acesso aos bens culturais, contribuindo para a inclusão cultural das comunidades locais.
As equipes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) estão finalizando os preparativos para assegurar o sucesso de mais uma edição do tradicional Festival de Inverno da UFPR.
Confira a íntegra da programação para a cidade de Matinhos.
PROGRAMAÇÃO MATINHOS - 15 DE JULHO - SÁBADO
UFPR-Setor Litoral
Endereço: Rua Jaguariaíva, 512
08:30 - Abertura (Auditório do Setor Litoral)
9h às 12 - 14h às 17h - Oficinas
TECNOLOGIA TEATRAL/ADULTO/APRIMORAMENTO - Ministrantes: Nadia Luciani e Edicesar Gieovanni Passos de Lima
DANÇA/MATURIDADE - Ministrantes: Lívia Castro Calvo
ARTES CÊNICAS/ADULTO/ARTE EDUCAÇÃO - Ministrante: Cristiane dos Santos Souza
ARTES CÊNICAS/14 a 18 anos - Ministrante: Amanda Haubert Ferreira Coelho e Eloisa Sampaio
11h as 17h - Pixo/Arte - Realização de grande mural coletivo (Espaço Entreblocos)
O Pixo/Arte é uma ação do Projeto de Extensão "Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais" com o apoio da direção do setor, com o proposito estreitar diálogos e oportunidades artísticas no debate e valorização da relação entre o Pixo e as Artes Visuais em sua relação com a comunidade interna e externa á universidade.
11 às 17 h - "Atelier de pintura infantil" (Espaço Entreblocos)
"Atelier de pintura infantil" aberta á qualquer idade, possibilitara uma experiencia estética e de apreciação artística as crianças que forem visitar o festival. Esta atividade é uma ação do Projeto de Extensão "Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais", realizadas por alunos do Curso de Licenciatura em Artes
11h às 18h - Praça de Alimentação (Espaço Entreblocos)
12h às 14h - Espaço de Apresentações Artisticas (Espaço Entreblocos)
Haverá durante o horário de almoço um espaço com microfone aberto a comunidade para apresentações artísticas possibilitando intervenções espontâneas das mais variadas expressões artísticas.
17h às 18:30 - Mesa "OS NÓS DA ACESSIBILIDADE" - Profa. Andréa Sério Bertoldi
Trata-se de uma experiência reflexiva sobre acessibilidade e construção de mecanismos de transgressão e adaptabilidades para a validação política e estética do corpo com deficiência na/em performance nos ambientes.
Local: Auditório - UFPR Setor Litoral
Horário_ das 17h às 18h30
Produção: PROEC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR.
ATIVIDADES PARALELA - SESC Caiobá
14:00 - Oficina de Musicalização Adulto
Através de jogos musicais e técnicas musicais, deverá abordar os conceitos básicos da música; explorar diferentes ritmos e estilos; provocar e sensibilizar o indivíduo às práticas musicais através de vivências; desenvolver pequenas composições em grupo.
Carga Horária: 04 horas
Perfil participantes: estudantes e interessados na área musical
Idade mínima: 15 anos
14:00 - Oficina de Percussão - Experimentações musicais
Carga Horária: 04 horas
Perfil participantes: estudantes e interessados na área musical
Idade mínima: 15 anos
21h00 - Apresentação de Música Popular Brasileira - SESC Caiobá
DIA 16 DE JULHO - DOMINGO
09:00h às 11:00 - Mesa de diálogos - INQUIETUDE E CARETICE, A PERFORMANCE DENTRO DA INSTITUIÇÃO.
Conversa sobre e em com profº Drº Fabio Salvatti do Departamento de Artes da UFSC e integrante do Estúdio de Arte Rebelde; Titi Souza - Profª Drª do Curso de Tecnologia em Produção Cênica da UFPR e integrante do Corpos Inquietos e o Diretor Teatral Fabio Kinas - mestre em Artes da Cena e do Espetáculo pela Universidade de Paris VIII e integrante da "Cia. EmCômodoTeatral".
Local: Auditório - UFPR Setor Litoral
Horário_ das 9h às 11h
Produção: Corpos Inquietos
11:00 às 14:00 - Performances "Edital Corpos Inquietos) - (Espaço Entreblocos)
Trata-se de uma ação a partir de uma parceria construída entre Núcleo de Pesquisas Corpos Inquietos, PROEC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, com o 27º Festival de Inverno da UFPR e com o Curso de Artes da UFPR - Setor Litoral o qualterá como resultado a apresentação de trabalhos de artistas da comunidade externa e interna que foram selecionados via edital.
11h as 14h - Pixo/Arte - Realização de grande mural coletivo (Espaço Entreblocos)
11 às 14h - "Atelier de pintura infantil" (Espaço Entreblocos)
11h às 14h - Praça de Alimentação (Espaço Entreblocos)
12:00 às 14:00 - Espaço de Apresentações Artisticas (Espaço Entreblocos)
14:00 - Auditório da UFPR
Um2Duo Percussion
UM2UO é um grupo de música de câmara vinculado à Orquestra Filarmônica da UFPR, grupo nacionalmente conhecido por seus trabalhos com música nova. Formado por Luís Fernando Diogo e Vinicius Portes (ambos membros da Filarmônica em temporadas passadas), UM2UO já foi atração em festivais de música como o Festival Internacional de Percussão de Curitiba, Bienal Música Hoje, Simpósio Internacional de Música Nova e Festival Villa Lobos, no Rio de Janeiro, no qual foram premiados no Concurso Internacional de Música de Câmara. Amigos na vida e na música há mais de dez anos, entre os festivais e trabalhos acadêmicos, os integrantes executam tanto trabalhos solos como camerísticos.
UFPR: Superintendência de Comunicação Social