Foto: Almir Alves

Tartaruga é encontrada morta na praia em Matinhos


01/10/2017 18:43:22 - A equipe do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) investiga o que causou a morte de uma tartaruga da espécie cabeçuda. O animal foi encontrado morto na praia de Matinhos, na noite desta sexta-feira (29).
Quem acionou a equipe foi o empresário Almir Alves, que mora no Litoral do Estado. Ele conta que o tamanho da tartaruga na areia chamou sua atenção. "Estava chovendo muito e vi de longe o detalhe na areia. Fui até lá e vi que a tartaruga estava morta", contou.

A tartaruga foi recolhida na manhã deste sábado (30) e passa por análise da equipe do CEM. A bióloga Camila Domit afirmou que o animal já está em estado de decomposição, situação que compromete um pouco os estudos.

"É uma tartaruga sub adulta ou adulta. Vamos investigar o caso, realizar a necropsia nesse animal e a partir da necropsia talvez a gente encontre algum indicativo da saúde e possível causa de morte. O problema é que com o estado de decomposição em que ela se encontra, a gente já não consegue fazer uma avaliação de boa qualidade, mas vamos fazer o melhor", garantiu.

A tartaruga cabeçuda é a segunda espécie mais frequente no litoral entre as tartarugas marinhas. A mais comum é a tartaruga verde juvenil.

Massa News
foto: Almir Alves/Colaboração

Highslide JS