Foto: Flight Drones Caiobá

Matinhos, no Paraná, entre as 10 cidades do mundo que são destino tendência para 2018

08/12/2017 09:52:32 - Ranking revelou que município paranaense apresenta 209% de aumento em reservas para o próximo semestre.
Matinhos, no litoral do Paraná, foi classificada entre as 10 cidades do mundo consideradas como "destino tendência" para o primeiro semestre de 2018. O ranking, realizado pelo sistema de locação de imóveis Airbnb, revelou que o município paranaense apresenta 209% de crescimento em reservas para o período.

O ranking tem como base os aumentos de reservas de imóveis (apartamentos, casas, chalés, entre outros) em relação ao ano anterior.

Segundo o levantamento, Matinhos foi a cidade brasileira que registrou a maior alta no número de locações. Guarapari, no Espírito Santo, e Ubatuba, no estado de São Paulo, aparecem na sequência nacional, com aumentos de 205% e 181% nas reservas, respectivamente.

Confira a lista mundial de "destinos tendência":
Gangneung, Coreia - 2.175%
Bournemouth, Reino Unido - 353%
Edmonton, Canadá - 284%
Indianápolis, EUA - 256%
Da Nang, Vietnã - 255%
Columbus, EUA - 254%
Gazimagusa, Chipre - 234%
Bilbao, Espanha - 234%
Hanói, Vietnã - 212%
Matinhos, Brasil - 209%
Cardiff, Reino Unido - 206%
Guarapari, Brasil - 205%
Minneapolis, EUA - 193%
Oita, Japão - 190%
Dunedin, Nova Zelândia - 185%
Mar del Plata, Argentina e Ubatuba, Brasil- 181%
Fernie, Canadá - 179%
Zagreb, Croácia - 175%
Mykonos, Grécia - 173%
Mazatlan, México - 169%
O levantamento revela que as cidades com maior número de reservas para o próximo semestre são Tóquio, no Japão, Paris, na França, e Osaka, também no Japão.

Repercussão local
A Associação Comercial Empresarial de Matinhos (ACIMA) informou que a boa perspectiva para 2018 reflete diretamente no comércio local.
O pessoal que vem para cá influencia diretamente no consumo da cidade, que tem lojistas basicamente voltados ao atendimento de turistas.
O comércio já se prepara, desde já, para atender quem chega por aqui", comenta o tesoureiro da ACIMA, Valdemar Marques.

A professora Tatiana Kraiczei, de 32 anos, é uma das locatárias de Matinhos que anuncia na plataforma. Ela conta que tem percebido, na prática, o aumento de reservas.

Indicação do surfista "Mineirinho"
O surfista brasileiro Adriano de Souza, conhecido como "Mineirinho", campeão mundial em 2015, classificou Matinhos como uma das cinco praias preferidas no Brasil para surfar e viajar, segundo o Airbnb.
"Onda perfeita para a direita. Um dos poucos point breaks no Brasil. Sempre que o swell (quando as ondas aumentam de tamanho nos picos de surf) está bom, quando estou em casa, pego o carro e dirijo aproximadamente três horas de Florianópolis para surfar lá. É um lugar único!", disse.

G1/Pr