Litoral recebe R$ 85 milhões para melhoria da energia elétrica


06/01/2015 16:12:37 - Os investimentos da Copel no Litoral nos últimos quatro anos somam mais de R$ 85 milhões em obras de reforço, ampliação e automatização da rede elétrica. O maior investimento, de R$ 26 milhões, foi na instalação de 22 quilômetros de cabos de energia subaquáticos na região de Guaraqueçaba, conectando o sistema elétrico do município ao da Ilha das Peças, Superagui e Ilha do Mel.

A Copel também está implantando uma rede de energia solar para mais de 300 famílias que vivem em comunidades de Superagui, da Ilha das Peças e da Ilha do Mel.

As obras incluíram a modernização da subestação de Morretes e a construção de uma nova linha que integra o sistema elétrico do litoral, além de melhorias da rede elétrica em Paranaguá, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Em Paranaguá, a Copel investe mais de R$ 3 milhões para melhorias do sistema elétrico, com implantação de rede compacta na cidade.

TEMPORADA - Só para esta temporada de verão foi destinado investimento de R$ 10 milhões em obras, manutenção, serviços e diversificação do atendimento para garantir a qualidade do fornecimento de energia durante o período.

Confira as melhorias e serviços:

Foi feita revisão completa na rede de distribuição no primeiro semestre de 2014.

Internet wi-fi grátis na orla das praias e reforço das equipes de atendimento até o Carnaval de 2015.

Energização da nova subestação de Morretes. Com isso, a região passa a ser abastecida por duas fontes de energia, reduzindo consideravelmente o risco de falta de luz.

Para a manutenção da rede de distribuição, foi feita inspeção preventiva, além de podas e roçadas para diminuir o risco de falta de energia causada pela vegetação próxima à rede.

O efetivo das equipes que atuam no atendimento a emergências foi ampliado em 50%. Já os operadores de subestação permanecerão nas instalações durante a noite para garantir a rápida intervenção em caso de problemas no sistema elétrico.

Atendimento emergencial com motocicletas para agilizar a normalização do fornecimento em casos de desligamentos acidentais.

Canais de atendimento permitem que as pessoas acessem serviços sem precisar ir a uma agência:

Copel Mobile - aplicativo disponível para sistemas Android e iOS

Telefone - 0800 51 00 116

Agência Virtual na internet - basta acessar www.copel.com

e fornecer o número de identificação do domicílio, que vem na conta de luz.

Torpedo Copel - para comunicar a falta de energia elétrica no domicílio, basta enviar para o número 28593 uma mensagem de texto com as letras SL (de "sem luz") seguida do número da conta de luz da casa de praia , ncluindo o dígito de verificação, sem pontos nem hífen. O envio é gratuito e a Copel responde ao consumidor rapidamente.

AGÊNCIAS - Guaratuba (Rua 11 de Outubro, 30); Matinhos (Rua José Arthur Zanlutti, 298) e Praia de Leste (Rua Manoel Marques 581).

Fonte: AEN