Prefeito Ruy Hauer Reichert participa do lançamento do Programa Litoral Transparente

22/09/2017 20:22:17 - Na tarde de quarta-feira, 20, diversas autoridades estiveram reunidas discutindo o programa Litoral Transparente. Os municípios de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná estão participando do projeto. O encontro, intitulado como o I Fórum Intermunicipal de Governo Aberto, aconteceu no Teatro Rachel Costa.

O Litoral Transparente busca desenvolver ações de Governo Aberto, além da integridade pública, por meio da formação de servidores focados na ética, controle interno e transparência. O programa que foi desenvolvido pela Escola de Políticas Públicas (EPP) e pelo Instituto Ethos, conta com a parceria das prefeituras municipais, por meio da atuação da Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa).

Durante um ano, os municípios passarão por formações baseadas em trabalho por projetos, laboratórios, orientações e intercâmbios. Além disso, também serão analisados quanto à transparência ativa, conforme a metodologia dos indicadores Cidade Transparente. Dentro do programa a sociedade civil também passará por uma formação sobre as temáticas do projeto e para acompanhar o trabalho realizado pelas prefeituras.

"A Escola de Políticas Públicas está muito feliz em trabalhar com municípios do litoral paranaense. Fomentar a agenda de Governo Aberto contribui com a missão da nossa organização, assim como auxilia na concretude dos planos de governos dos prefeitos eleitos. Usaremos toda nossa expertise e nossa rede de parceiros para garantir o sucesso do projeto. Estamos animados, e queremos que o programa seja modelo para ser replicado em outras regiões do país", afirma Ricardo Sudário, Diretor da Escola de Políticas Públicas.

As atividades serão desenvolvidas em dois pilares principais: Gestão Pública, coordenado pela EPP e Transparência Pública e Sociedade Civil, coordenado pelo Instituto Ethos. Ambos os pilares vão colaborar para o fortalecimento do controle interno, possibilitando a melhoria dos processos e trazendo, inclusive, economia de recursos públicos e empoderamento dos agentes públicos, além de colaborar para o aumento da transparência, melhorando a produção das informações do poder público e fortalecendo a relação com a sociedade civil.

Já Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos, acredita que "as iniciativas de Governo Aberto são importantes instrumentos de aprimoramento da gestão pública para um melhor desenvolvimento territorial, que considere o aperfeiçoamento dos mecanismos de diálogo e promoção da integridade e transparência em prol de uma cidade mais justa, próspera e sustentável".

O programa conta com o apoio da Techint Engenharia e Construção, não tem custos para as prefeituras envolvidas e será conduzido de forma autônoma à empresa. Para Guilherme Pires de Mello, Diretor de Operações da companhia, a "integridade e transparência são valores fundamentais para nossa companhia, por isso decidimos apoiar o Programa Litoral Transparente, que será conduzido por instituições de competência reconhecida em nosso país. Todos ganhamos com um ambiente mais transparente, principalmente a sociedade."

PRESENÇAS
Além do prefeito Ruy Hauer Reichert, o diretor executivo da Escola de Politicas Públicas e da Agenda Pública, Sérgio Andrade; o diretor executivo do Instituto Ethos, Caio Magri; o coordenador geral do Governo Aberto e Controladoria Geral da União, Marcelo Vidal; o presidente da Amlipa e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus; o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; o prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravanti e representando o prefeito de Morretes, Marina Moscardi, participaram da solenidade.

Emanuel Andrade com informações do Instituto Ethos