Foto: Douglas Gerasom

Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola

20/10/2017 18:02:44 - Na data de hoje 20/10, alunos, professoras e diretora da Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos foram recebidos no Fórum de Matinhos pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Judicial da Comarca de Matinhos, Ricardo José Lopes.

Neste encontro os alunos aprenderam um pouco sobre cidadania, justiça, o papel do Juiz, direitos e deveres e muitos outros assuntos e ainda tiveram a oportunidade de tirar varias duvidas com o Juiz Ricardo Lopes, que de maneira carinhosa e paciente respondeu e explicou cada pergunta recebida dos alunos.

Os alunos terão também a oportunidade de fazerem um relatório de tudo que ouviram durante a visita, onde os três alunos que melhor explicarem o que aprenderam, receberão das mãos do Juiz Ricardo Lopes uma placa e uma medalha.

No final todos presentes foram recepcionados com um delicioso coquetel.

Estas visitas dos alunos ao fórum, e também a visita do Judiciário e outras autoridades as Escolas fazem parte do Projeto "Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola".

Idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, tem por objetivos primordiais a formação de agentes multiplicadores, possibilidade de pesquisa, leitura, análise e reflexão sobre os deveres dos cidadãos, ética, cidadania e justiça, conscientização sobre os direitos e a forma de exercê-los.
Busca ainda conscientizar professores e alunos, alcançando também seus pais e responsáveis, sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços judiciários.
Em parceria com a Prefeitura de Matinhos através da Secretaria Municipal de Educação, o projeto teve inicio na rede municipal de ensino, e com toda certeza contribuirá muito na formação de nossas crianças.

Highslide JS